sexta-feira

Detector de gases e a segurança do trabalhador

A cada dia, cresce a preocupação com a saúde e o meio ambiente, além do constante crescimento da preocupação com o segurança dos trabalhadores. Em um bom programa de segurança, a preocupação com os detectores de gases não pode ser deixada de lado.

Uma importante etapa desse programa é a definição do equipamento a ser utilizado, onde devem ser considerados aspectos importantes como certificação INMETRO, índice de proteção, qualidade das células, o histórico da empresa e a qualidade e custo do serviço. O detector portátil deve fazer parte do conjunto de EPIs utilizado pelo trabalhador.

Empresas com corpo técnico experiente e que tenham um histórico na implantação de sistemas de detecção de gases no Brasil, constituem a melhor opção para compra. Já que as necessidades vão desde os equipamentos portáteis mais simples, até complexos sistemas de monitoramento que são integrados ao conjunto de automação existente na planta, no caso de sistemas fixos.

Outro ponto a ser levado em conta, é a manutenção e calibração desses equipamentos, que deve ser feita por profissionais capacitados em laboratórios especializados, garantindo assim que os equipamentos estejam sempre funcionando corretamente e prontos para o uso. Lembrando que o teste de resposta é indispensável e previsto em norma.

O treinamento dos usuários também é um item que deve pesar na hora da compra dos equipamentos, pois é de suma importância que o trabalhador seja treinado para correta utilização do equipamento e interpretação de suas leituras, para assim usufruir os recursos que a modernidade permitiu implantar nesses equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário